top of page
Buscar

C. H. A.

  • Foto do escritor: Um dia no Senac
    Um dia no Senac
  • 27 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Tenho certeza que você já ouviu falar em CHÁ, mas garanto que não estamos falando daquela bebida que podemos tomar tanto quente quanto fria e sim de algo que tem crescido nas organizações.

Então vamos descobrir o que é esse tal de CHA?!



Esse conceito nos últimos tempos vem ganhando muito espaço nas organizações.

A sigla C.H.A. é a formação de três critérios importantes, são eles, Conhecimento, Habilidade e Atitude.


Agora vamos saber o que é cada um desses três critérios.


Conhecimento

O conhecimento representa o saber. Atualmente esse conhecimento é a composição do que aprendemos em escolas, faculdades, treinamentos, livros e até mesmo na vida.

Para simplificar ainda mais, vamos usar o seguinte exemplo: Você estudou e sabe como é o processo de gerenciamento de pessoas, as técnicas de recrutamento e seleção, como motivar equipes etc., ou seja, a teoria você domina. Isso é o conhecimento, você SABER.


Habilidade

Podemos definir a habilidade como saber fazer, ou seja, colocar em pratica todo o conhecimento teórico que você adquiriu ao longo dos tempo,

A pessoa que preenche o critério saber fazer, já errou, se reinventou e tentou várias e várias vezes, assim ele se tornou hábil em realizar tal tarefa, processo ou procedimento.


Atitude

Por ultimo temos a atitude que se refere a ação, ao querer fazer.

Ela é a iniciativa, fazer algo antes que alguém te solicite, entender as demandas e agilidade para fazer, estar a frente as necessidades.

Existe muitos profissionais que possuem conhecimento e habilidade, mas em algumas situação não fazem o que deveria ser feito, e nos já sabemos que sem a ação não tem como as coisas se concretizarem.


Vamos fazer uma rápida revisão do que é o CHA, só que de forma ainda mais simples.

Essas três critérios que estudamos hoje são super importante, principalmente se você visa o crescimento profissional e/ou pessoal.

Atualmente os gestores estão cada vez mais observadores quanto ao perfil dos profissionais e também fazem avaliações mais minuciosas sobre a conduta e a experiencia desses profissionais e acreditem o CHA está envolvido nesse processo.


Isso acontece, pois as empresas não querem profissionais que dizem saber, mas sim profissionais que tenham atitudes e ajude no crescimento da empresa.

 
 
 

Comentários


bottom of page